Valtra ConectarAGRO
A conectividade rural no Brasil
Muito se fala na adoção de novas tecnologias para ampliar a produtividade, economizar insumos e ampliar a geração de valor ao agronegócio. No entanto, o Brasil, com suas dimensões continentais, enfrenta desafios para usufruir dos reais benefícios da conectividade.
O grande obstáculo para o desenvolvimento é a falta de sinal de internet, sobretudo em áreas rurais, que dificulta a comunicação na propriedade; gera problemas no processamento e no monitoramento dos dados do campo; e provoca perda de tempo e de produtividade. Levantamentos revelam que, ainda hoje, mais de 70% das propriedades rurais no Brasil não têm acesso à internet.
Potencial mensurável
Na prática, a conectividade traz resultados mensuráveis aos negócios, como o aumento de eficiência do plantio conectado em até 5% e a redução do uso de insumos de pulverização em até 15%. A Agricultura Digital viabiliza o gerenciamento de todo o sistema de produção da fazenda desde a previsão meteorológica até a identificação de áreas menos produtivas, passando pela produção e compartilhamento imediato de dados estratégicos sobre desempenho da máquina, aplicação de defensivos e insumos, entre outros.
Iniciativa coletiva
Entendendo que o acesso à conectividade e tecnologias conectadas é essencial para melhorar a eficiência do agro e das pessoas nele envolvidas, a Valtra se associou a outras empresas para promover o ConectarAGRO. A iniciativa pioneira visa ampliar a estrutura e o acesso à internet móvel 4G do meio urbano ao campo através de uma infraestrutura de rede pública, de banda larga com padrão global, baixa frequência (que faz com que o sinal atinja maiores distâncias) e custo acessível por meio de dispositivos fabricados em larga escala.
Alta conectividade
A rede pública 4G LTE 700 MHz – a mesma do celular – amplia o potencial de conectividade entre lavoura, máquinas, logística e pessoas, promovendo a acessibilidade aos mesmos equipamentos utilizados na cidade e fomentando:
- Transmissão de dados confiável e segura;
- Armazenamento do histórico operacional e agronômico da lavoura;
- Informação de valor para tomada de decisão;
- Monetização e geração de valor.
Transferência de arquivos em qualquer lugar
Chega de esperar até a máquina estar na sede da fazenda para captar o sinal de internet. Com o ConectarAGRO, o módulo instalado nas máquinas tem a possibilidade de transferir arquivos de forma remota, ou seja, distantes da sede e muitas vezes com longas distâncias de qualquer estrutura.
Segurança e progresso
A iniciativa não se resume a conectar dados, mas conectar pessoas com confiabilidade e segurança, viabilizando acessos à nuvem e a execução de rotinas de trabalho mais rápidas e assertivas. Isso se traduz em mais progresso tanto para a operação quanto para a população do campo.
O conectar em números
O ConectarAGRO vem promovendo uma verdadeira revolução digital. Só em 2019, a associação levou conectividade a 5 milhões de hectares de áreas rurais por meio da banda larga 4G LTE 700 MHz*. Isso representa cerca de 8% da área de grãos e cana.
*Confira mais detalhes em conectaragro.com.br